sábado, abril 26, 2008

Dia de emoções


Francisco Nogueira aqui de capacete encarnado e azul (foto de Miguel Rodrigues - Blog do CDUL)

Há dias que ficam na memória, o dia de 6ªFeira vai ficar gravado na minha memória ao lado daquele em que fui a Coimbra fazer meu penúltimo jogo como jogador e vi um dos meus grandes companheiros de equipa ficar afastado do rugby por lesão.

Na grande manhã de 6ª tive mais uma prova de que sou treinador de equipas TOP! Grandes vitórias, esforçadas e sofridas.

Comecei no Estádio Nacional, num jogo que colocou os SUB16 B do Belenenses no 5º Lugar da série B do Campeonato Nacional. O Belas entrou bem no jogo e marcou primeiro, a nossa defesa demorou a arrancar mas acordou! Placagens de bom nível e bastante pressão bastaram para conseguir uma das coisas que eu mais gosto no rugby - o TURN OVER seguido de ensaios! Cumprimos o plano de jogo e festejámos no final!

Logo que consegui peguei no carro e fui até Monsanto ver o final do jogo dos SUB16 A que com mais uma vitória frente ao direito arrecadaram mais 4 pontos, é mais um grande passo na conquista do Campeonato!

Melhor ainda, nas duas equipas os homens do jogo foram atribuidos a 2 primeiras linhas!

Depois de ter levado a almoçar quase todos os SUB16 dentro do meu carro, e apesar de esta época ter acompanhado poucos jogos do Belenenses sénior a vitória estava no pensamento, e o lugar na final era para mim uma certeza.

Sentei-me na bancada do Estádio Universitário para ver a meia final, o ambiente estava agradável e previa-se um grande derbie. Infelizmente acho que me sentei na bancada dum jogo de futebol, onde se ouvia desde 5 minutos de jogo adepto do CDUL (certamente grande perito em rugby!!) a pedir cartão amarelo por infracções repetidas! pior ainda (pelo que me contaram) ao intervalo os adeptos do belenenses (eles sabem quem são...) começaram a insultar o sr árbitro.

Fez-me pensar no acrescento que a International Rugby Board ao seu antigo slogan - BETTER COACHES AND BETTER PLAYERS - a parte BETTER PEOPLE.

BETTER PEOPLE, BETTER COACHES AND BETTER PLAYERS

Antes do intervalo, vejo o meu irmão a sair do terreno de jogo agarrado à cara e a gesticular os braços. Confesso que não liguei muito, pensando que seria mais um dente partido ou nada de grave... enganei-me. Continuei a ver o jogo descansado.

Foi preciso a minha mãe telefonar-me, a pedir-me informações sobre o estado do meu irmão, para eu perceber que era grave. Fui à procura dele e fui dar com ele sozinho à porta do Estádio Universitário agarrado à boca à espera de uma ambulância... insólito. Nem o CDUL tinha uma ambulância destacada para o jogo (penso que se justificava...) nem ninguém da grande estrutura do Belenenses sénior se disponibilizou para acompanhar o Francisco ao hospital (muito menos à ambulância...) valeu-lhe a amizade do Tomás Amorim, que estava a assistir ao encontro, e foi incansável em tudo.

Não compreendo como é que no meio de managers, dirigentes e outros assistentes à equipa sénior, não havia ninguém que pudesse tirar os olhos do jogo e acompanhar um atleta... nos escalões onde sou responsável esta situação seria IMPENSÁVEL, reveja-se a estratégia.

O Francisco não usava protector de dentes, o que certamente agravou a lesão, partiu parte do maxilar superior e deslocou vários dentes do sítio. Foi sábado operado e estará em recuperação nos próximos 4 a 6 meses, está em casa com algumas dores mas bem.

Em nome dele e da "família" agradeço o enorme apoio do Tomás Amorim bem como toda a preocupação de todos os que telefonaram e mandaram SMS's (já que o Francisco mal consegue falar!).

Moral da história: Para TODOS os atletas de quem eu sou treinador passa a ser OBRIGATÓRIO o uso de BOQUEIRA em todos os treinos e jogos

9 comentários:

Anónimo disse...

Li o seu comentário estou plenamente de acordo com obrigatoriedade dos jogadores usarem boqueiras quer nos treinos quer nos jogos. Porque é que não os obriga também a usar capacetes e protecções para os ombros? Todos sabemos que o Rugby é um desporto que por vezes provoca lesões graves. Se fosse obrigatório poderíamos evitar (ou minorar)algumas dessas lesões

Anónimo disse...

belo discurso afonso

Anónimo disse...

e quem tem aparalho e não consegue uzar boqueira.

Afonso Nogueira disse...

quem tem aparelho ainda é mais perigoso jogar/treinar sem boqueira... não há desculpas!

Mais que um desporto de contacto, o rugby moderno é um desporto de impacto para se poder jogar em segurança é necessário reforço muscular e recomenda-se o uso ombreiras, capacetes, coquilha, caneleiras etc etc etc.

Quanto mais melhor!

Relembro que em todas as competições organizadas pela ARS é OBRIGATÓRIO o uso de protector de dentes

Anónimo disse...

ya afonso.
acho que tens toda a razao.
tenho imensa pena do teu irmao e acho que ficamos todos a saber as consequencias da falta de protecçao.
mas pronto, podia ter acontecido a qualquer um.
mas é com os erros que se aprende, e se isto nao tivesse acontecido...nao ficariamos tao sensibilizados e se calhar nao nos protegiamos, podendo entao acontecer a qualquer um de nos.

e volto a dizer mais uma vez, que tenho mesmo pena do teu irmao.

as melhoras para ele, e tambem para a familia.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

BORA NOGUEIRA!
BORA BELEM!

Ass: Adepto e jogador do Belem

Anónimo disse...

As melhoras do Francisco, esperemos que não fique com danos irreversiveis, e uma vez mais,excelente artigo.
Infelizmente, pelo exemplo,esperemos que os meninos comecem a usar aquilo que lhes parece inutil, mas repetidamente, lhes é mandado usar: as boqueiras.

Anónimo disse...

oi primo, mt bem, a dar o exemplo. parabes pelo blog.
abraços e as melhoras do francisco